Quantcast
Channel: INFORPAULENSE - Jornal Digital do Paul - Covilhã
Viewing all articles
Browse latest Browse all 639

Na defesa da ribeira do Paul

$
0
0
A ideia surgiu e pode ter pernas para andar. A criação do “ Grupo de Amigos da Ribeira do Paul”, tem como objectivo a limpeza e preservação deste recurso hídrico da freguesia, tantas vezes evocado como um catalisador do turismo e do lazer a defender intransigentemente e tantas vezes esquecido e menosprezado.
Já aquando da implementação do Projecto Limpar Portugal, que tinha como objectivo limpar as lixeiras ilegais existentes no espaço florestal de Portugal no passado dia 20 de Março de 2010, por cá mesmo com condições climatéricas adversas um grupo de significativo de pessoas deitou as mãos à obra e limpou muito do lixo na envolvente da freguesia incluindo a ribeira que a atravessa. Nessa altura Leonor Cipriano dava-nos conta de sentimentos contraditórios – satisfação e tristeza.
Satisfação pela adesão, particularmente, dos mais jovens à iniciativa e pela entrega ao objectivo de limpar o lixo depositado na periferia da vila e tristeza pela quantidade de lixo depositado, “ apesar da chuva quase três dezenas de paulenses foram para o terreno e materializaram o espírito do “ Projecto Limpar Portugal”. Na verdade estava muito de longe de imaginar a quantidade de lixo existente em muitos locais da envolvente da freguesia e da própria ribeira, pese embora, termos recolhido uma grande quantidade”. Admitiu a Presidente da Junta de Freguesia, que acrescentaria, “ ficou por um lado a vontade de realizar mais dias como este e inclusivamente alargarmos a iniciativa à limpeza da Ribeira do Paul e por outro, a necessidade de apelarmos à comunidade paulense que não continue a despejar lixo onde não deve, mas sim nos locais onde deve e pode faze-lo, contribuindo assim para um ambiente melhor”.
Entretanto, a requalificação da ribeira do Paul tem estado na ordem no dia mas sem efeitos práticos, não obstante este recurso hídrico ter ganho novo alento com a nomeação para as sete maravilhas naturais de Portugal, sendo a única do concelho da Covilhã que constou das nomeações da associação “ New 7 Wonders Portugal.
Importará recordar novamente que a Junta de Freguesia do Paul (JFP), mantém em aberto uma candidatura ao QREN “ A Rota da Agua”, que a ser aprovada pode alavancar de uma vez por todas este recurso hídrico de rara beleza reconhecida por todos.
Grupo informal
Para o executivo paulense, “ a candidatura “Rota da Agua” dividida em duas variáveis: manutenção e preservação da ribeira é importante para a nossa freguesia e vamos aproveita-la no sentido de obter mais-valias, particularmente na cambiante turística”, mas todas as iniciativas que visem a defesa da ribeira do Paul são bem-vindas”.
Neste contexto, a ideia que a presidente da Junta de Freguesia do Paul, lançou publicamente com a criação do “Grupo de Amigos da Ribeira do Paul”, desvinculado de qualquer estatuto associativo, funcionando informalmente mas consistente com o objectivo de limpar, manter e preservar a ribeira caiu bem.
Interpelámos a chefe do executivo paulense e pedimos que nos explicasse melhor esta ideia que pode ter pernas para andar, “ nem sempre é fácil para a JFP dar resposta cabal aos problemas do quotidiano da vila, nomeadamente na limpeza da nossa ribeira, isto porque, grande parte dos terrenos que estão nas suas margens são privados, assim sendo, compete a todos no exercício de uma cidadania pró activa ter esta preocupação de manter, limpar e preservar a nossa ribeira,” asseverava Leonor Cipriano que de seguida acrescentaria, “ quando lancei este repto de criarmos o Grupo de Amigos da Ribeira do Paul, foi na convicção de que é possível juntarmo-nos ao fim-de-semana, (naqueles em que temos pouco fazer e está um sol convidativo) e deslocarmos até à ribeira para ai em partilha e entreajuda a limparmos, sendo certo, a vantagem de estarmos a contribuir para a preservado da ribeira e ao mesmo tempo socializarmos uns com outros é mais uma mais-valia para todos”. Garantiu a autarca.
Das palavras às acções
Na verdade, o que nos é dado pela natureza e se perde é irrecuperável, devendo por isso ser ainda mais valorizado e estimado, logo consciencializar a comunidade paulense para a preservação do meio ambiente e do património natural terá ser o grande desígnio deste Grupo de Amigos da Ribeira do Paul, sem conotações associativas e políticas/partidárias tal como adiantou a mentora deste projecto, “ acho que a criação deste grupo será necessariamente uma mais-valia e juntamos o útil ao agradável. Não precisamos de mais associações porque temos as suficientes e a funcionar com regularidade, precisamos sim de juntar a pessoas em torno de um grupo que goste de conviver e ao mesmo pugnar pela defesa da ribeira de forma informal. Independentemente de quem vier para o seio deste grupo, é preciso é vir com motivação para o objectivo da preservação deste importantíssimo recurso hídrico da freguesia, criando as sinergias para passarmos das palavras às acções numa linha mais pró-activa de defesa daquilo que é nosso”. Enfatizou Leonor Cipriano.
O Secretário de Estado do Ambiente Humberto Rosa, a propósito do concurso das Sete Maravilhas Naturais de Portugal afirmava, “o nosso país tem um património natural muito valioso e variado, que é frequentemente esquecido ou desvalorizado. Pô-lo em evidência através das “7 Maravilhas Naturais de Portugal” é especialmente oportuno, no contexto do Ano Internacional da Biodiversidade em curso”, por isso e para se contrariar a primeira parte da afirmação deste governante e materializar a segunda, a criação do Grupo de Amigos da Ribeira do Paul tem como missão valorizar o património natural da vila e em particular da sua ribeira. O primeiro passo está dado e acreditamos que a partir daqui o envolvimento das pessoas será ainda maior. Cuidar das belezas naturais da vila do Paul vai ser uma prioridade de todos em 2010”.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 639

Trending Articles